Gaza e Maputo já são alvos da tempestade tropical Filipo

A tempestade tropical Filipo poderá afectar a província de Maputo a partir do final do dia de hoje, depois de na noite de ontem ter afectado os distritos das províncias de Sofala e Inhambane. O Instituto Nacional de Meteorologia garante a saída do sistema na quinta-feira.        

Depois de evoluir para uma tempestade tropical severa, Filipo já faz soar alarmes. Só para ter uma ideia, na província de Inhambane, ponto de entrada do fenómeno , houve destruição de casas, escolas, infraestruturas eléctricas e árvores. 

De acordo com o INAM, o sistema foi ocasionando muita precipitação, de tal modo que a precipitação chegou a ser superior a 150 milímetros nas últimas 12 a 18 horas. 

“O sistema vai continuar a evoluir, de tal modo que também irá deslocar-se progressivamente e  já está a influenciar o estado  de tempo na província de Gaza e esta influência vai continuar nas próximas 12 e 24 horas”, explicou Telmo Sumila, meteorologista. 

A província de Maputo será afectada a partir do final do dia de hoje com registo de chuvas fortes.  

“Não obstante, nós já temos alguns registos de chuva muito fraca por conta da aproximação do sistema. De maneira geral, o que nós esperamos, depois  que este sistema entre para a província de Maputo, é que ele se desloque para a região do mar saindo sobre o norte da província de Maputo e o sul da província de Gaza a partir do dia 14”, disse.         

O INAM recomenda  a tomada de medidas de precaução e segurança face a situações de ventos fortes e chuvas.

Cláudio Carlos
Author: Cláudio Carlos

 Liderança  Gestão empresarial  Empreendedorismo  Educação financeira  Tradução e interpretação

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *