INAM prevê chuvas torrenciais e inundações para zona sul a partir de sexta-feira

As províncias de Maputo, Gaza e Inhambane poderão ser assoladas por uma vaga de chuvas torrenciais a partir da próxima sexta-feira.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) a situação se deve à passagem de um sistema activo. As chuvas poderão variar de 30 a 50 milímetros em 24 horas com possibilidade de ocasionar cheias em algumas regiões.

“Estamos a prever o agravamento do estado do tempo a partir da noite de sexta-feira, com chuvas fortes a partir de 30 a 50 milímetros para Maputo e Gaza. E, durante o fim-de-semana, vamos continuar com alguma situação de chuva”, disse o meteorologista Acácio Tembe, alertando que na segunda-feira as chuvas intensas poderão ocorrer.

Ele disse ser urgente aumentar a monitoria e difusão da informação, dado que os solos da zona sul estão saturados devido às chuvas das últimas duas semanas.

“Essa também é uma preocupação porque há pessoas deslocadas. Neste momento não vamos dar detalhes sobre o que vai acontecer a partir de segunda-feira, mas nas nossas previsões indicam a ocorrência de chuvas intensas. Vai ser, praticamente, a terceira semana com chuvas intensas na região sul de Moçambique”, disse.

Cláudio Carlos
Author: Cláudio Carlos

 Liderança  Gestão empresarial  Empreendedorismo  Educação financeira  Tradução e interpretação

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *